Alimentos que causam Celulite

A celulite é uma das maiores inimigas do público feminino. As mulheres por muitas vezes deixam de usar saias, vestidos, shorts e roupas de banho por causa dos furinhos nas pernas e no bumbum. Embora na maioria das vezes não ofereça perigos para a saúde, alguns alimentos podem acabar causando a indesejada “casca de laranja”.

alimentos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 8 em cada 10 mulheres apresentam algum grau de celulite. Homens também podem sofrer com o problema, embora os casos sejam mais raros. Já o sexo feminino acaba se tornado o alvo principal por razões hormonais e fisiológicas.

Vários mitos foram criados em volta do assunto, mas é verdade que a alimentação pode interferir no aparecimento da celulite? Para responder essa pergunta, é preciso primeiramente entender o que é celulite.

O que é Celulite?

O acúmulo de gordura, água e toxinas nas células causa uma alteração que leva o nome de lipodistrofia ginoide, ou celulite, como é chamada popularmente. Esse acúmulo faz com que as células fiquem cheias e mais duras, dando a impressão de desníveis e nódulos nos locais afetados, que aparentam na maioria das vezes como uma casca de laranja. As áreas mais afetadas são aquelas em que o hormônio estrogênio tem mais influência, como os quadris, pernas, coxas e nádegas. No entanto, podem aparecer também nos braços, seios e na parte inferior do abdome.

A celulite causa grandes problemas de autoestima na maioria das mulheres e, por isso, merece ter mais atenção não só nos assuntos estéticos. É importante lembrar que a obesidade não é um fator necessário para o surgimento de celulites, pois mulheres magras também podem ter.

Os níveis de celulites são classificados como:

  • Grau 1: invisível e impalpável. Só aparece quando a pele é apertada com força.
  • Grau 2: nesse grau já é possível observar o aspecto da pele em casca de laranja.
  • Grau 3: a pele é amassada e flácida, podendo causar dores.
  • Grau 4: nódulos maiores, visíveis, mais palpáveis, aderidos a planos profundos e dolorosos.

graus da celulite

Como Prevenir as Celulites?

Desde a genética ao sobrepeso, muitos fatores podem influenciar no aparecimento das celulites. Por esse motivo, é importante que a alimentação de quem não deseja desenvolver os furinhos na pele seja cuidadosa, pois alguns alimentos podem sim causar maiores problemas na prevenção das celulites.

alimentos industrializados

Alimentos gordurosos, com grande índice glicêmico e alto teor de sódio devem ser evitados tanto na prevenção quanto no tratamento das celulites, pois eles provocam alterações na circulação, físicas, hormonais e imunológicas que podem levar ao problema.

Segundo especialistas, os principais alimentos que são responsáveis pelo surgimento de celulites são:

Doces

Uma das principais causas da celulite é a gordura localizada e, por isso, evitar doces é essencial para se prevenir do problema. O açúcar que não vai para as células acaba se transformando em gordura no organismo, e nas mulheres que tem tendência a acumular essas gorduras nas regiões, principalmente do quadril e das pernas, podem sofrer com as celulites. Portanto, evite ao máximo comer produtos industrializados com grandes quantidades de açúcar.

Sal

Tanto o sal de cozinha quanto alimentos industrializados que possuem alto teor de sódio acabam influenciando no aparecimento de celulites. Isso ocorre porque o sódio é um dos responsáveis pela retenção de líquido, uma das causas da celulite. É importante ressaltar que diversos refrigerantes zero açúcar possuem muito sódio em sua composição. Por isso, tenha atenção na hora de comprar e verifique a tabela nutricional do produto.

Cafeína

Tudo em excesso faz mal, não é mesmo? Com a cafeína não é diferente. O café oferece muitos benefícios para a saúde, porém o consumo em excesso da bebida pode causar a formação de novas celulites, uma vez que a cafeína desidrata o organismo, prejudicando a circulação. Para prevenir os furinhos, consuma apenas duas xícaras de café por dia.

Gorduras

Não é preciso cortar todas gorduras de sua dieta, no entanto, evitar frituras é uma das melhores formas para combater as celulites. Quando você consome alimentos gordurosos que foram expostos a altas temperaturas, a gordura acaba se tornando uma vilã, indo direto para as regiões do quadril e pernas. Prefira o consumo de gorduras boas, como as existentes no abacate, mas sempre com moderação.

Álcool e bebidas com gás

Bebidas alcoólicas em excesso e bebidas com gás, como refrigerantes, podem causar a retenção de líquidos e prejudicar a circulação. Segundo especialistas, o álcool é automaticamente transformado em gordura pelo fígado, o que acaba influenciando no aumento de gorduras localizadas e aparecimento de celulites.

Veja também este artigo sobre como acabar com as estrias.

Que Alimentos podem Combater as Celulites?

Como dito anteriormente, evitar o consumo de alimentos gordurosos, com alto teor glicêmico, alto teor de sódio, carboidratos refinados, bebidas alcoólicas e com gás pode ajudar no combate e prevenção as celulites.

Já os principais alimentos que você deve consumir para combater as celulites são:

Integrais

Pães, arroz e massas integrais são essenciais para quem busca eliminar os furinhos, pois além de possuir fibras dietéticas, nutrientes e diversos grãos importantes para a saúde, esses alimentos dão mais saciedade, ajudam no controle de peso e melhoram a aparência da pele.

pão integral

Frutas

As frutas são essenciais em qualquer dieta, mas o consumo de banana e papaia são grandes fontes de potássio para combater as celulites. Segundo alguns estudos, o potássio reduz a retenção de líquidos e aumenta a drenagem linfática, ajudando na prevenção e eliminação dos furinhos. Frutas vermelhas também são bem-vindas para a dieta contra celulite.

bananas

Vegetais

Além de ter muitos nutrientes, os vegetais possuem poucas calorias e são importantes para o controle de peso. Substituir outros alimentos por vegetais faz com que você consuma mais substâncias saudáveis e não acumule gordura localizada, evitando a celulite.

vegetais

Fontes:

http://www.redentor.inf.br/arquivos/pos/publicacoes/17052012Microsoft%20Word%20-%20Tcc%20Priscila%20Pronto.pdf

http://www.braspen.com.br/home/wp-content/uploads/2016/11/16-Efic%C3%A1cia-de-Nutrientes.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *