Saiba mais sobre estrias na gravidez!

Estrias na gravidez?

Estrias na barriga de grávida.

Durante a gravidez, é comum o aparecimento de estrias a partir da 25ª semana, quando ocorre uma estiramento maior em virtude do crescimento do bebê e do ganho de peso. Primeiro, a região começa a coçar e se não houver hidratação, surgem as estrias. Elas aparecem normalmente na região da barriga, peito e coxas.

As estrias são mais comuns em mulheres que já tenham uma predisposição genética, uma idade mais avançada e que tenham um menor grau de hidratação na pele. Primeiramente, as estrias tem a cor rosada, depois arroxeada e por último, ficam brancas, e essas são as mais difíceis de se eliminar. As estrias na gravidez são mais fáceis de serem curadas, pois são novas, portanto, possuem maior capacidade de regeneração.

Como evitar esse tipo de estria?

Grávida com as mãos em volta barriga.

Para evitar estrias durante a gestação, é necessário tomar alguns cuidados:

  • Controlar o peso durante a gravidez: auxilia na prevenção do aparecimento de estrias, e para isso, é preciso manter uma alimentação balanceada com verduras, legumes, carnes brancas, peixes, frutas, cereais integrais e ovos, e evitar o excesso de açúcares e gorduras. Durante a gestação, é aceitável engordar de 11 a 15 kg, mas o peso máximo aceitável vai depender de cada grávida. Beber 2 litros de água por dia também ajuda muito na prevenção de estrias, pois manter a hidratação da pele e a elasticidade indicada evitam o surgimento de estrias na gestação.
  • Consumir alimentos ricos em vitaminas E e C, pois a vitamina E é uma vitamina antioxidante e anti-envelhecimento da pele e atua na proteção das células do organismo. Óleos vegetais, cereais integrais e sementes são alimentos ricos em vitamina E. Já os alimentos ricos em vitamina C (ex: frutas críticas) são ricos em substâncias antioxidantes, como flavonoides e betacaroteno, que estimulam o colágeno da pele, prevenindo o surgimento de estrias.
  • Cremes e óleos hidratantes ricos em vitamina E, pois são adequados para darem uma hidratação profunda para a pele durante a gestação, diminuem a chance do aparecimento de estrias, pois elevam a elasticidade da pele. Uma boa opção que pode ser utilizada é o Óleo Bio-Oil.
  • Uso de roupas íntimas adequadas, que segurem bem a barriga e forneçam suporte para os seios, auxiliando na prevenção do surgimento de estrias. Usar roupas de algodão e roupas largas também previnem o surgimento de estrias, pois ao não apertarem a pele, favorecem a circulação do sangue.
  • Massagens nos seis e na barriga, pois auxiliam na ativação da circulação sanguínea dessa áreas, melhorando a elasticidade da pele, atuando na prevenção de estrias. As massagens devem ser feitas diariamente, principalmente na barriga, coxas e seios, e podem ser realizadas enquanto se passa hidratante ou creme após o banho.
  • Além disso, é indicado esfoliar a pele com um bom esfoliante por até 3 vezes na semana, e após, passar bastante óleo de amêndoas doces, e a hidratação da pele deve ser diária.

E como tratar?

Barriga de grávida com um pouco de creme.

Durante a gravidez, o tratamento é feito com cremes hidratantes de uso diário, evitando o ressecamento da pele ou com hidratação da pele com óleos de amêndoas. A hidratação deve ser feita, preferencialmente, logo após o banho, com a pele limpa. Esfoliar a pele 1 vez por semana pode aumentar o efeito da hidratação.

Mulheres que há tinham estrias antes da gestação, devem ter o dobro de cuidado e podem abusar dos hidratantes para peles secas e extras secas, além de controlar o ganho de peso, para evitar que a pele sofra mais estiramento ao engordar.

Recomenda-se consultar um médico sempre para verificar o tipo de pele, indicar o melhor creme hidratante, além de poder recomendar tratamentos mais efetivos, como peelings, laser ou dermabrasão, que devem ser feitos após a gravidez.

Cremes e óleos para prevenção de estrias na gravidez

Confira alguns cremes e óleos hidratantes para utilizar antes, durante e após a gestação:

  • Óleo firmador antiestrias, NIVEA
  • Óleo restaurador, Bio-Oil
  • Creme para gestante, Bepantol Mamy
  • Creme hidrante de ureia e óleo de semente de uva, Granado à venda em Net Farm
  • Hidratante com óleo de amêndoas, abacate e uva, Paixão
  • Loção corporal de hidratação intensiva para gestantes, Mater Skin
  • Loção hidratante para gestantes, Mantecorp
  • Hidratante para gestantes, Pharmapele
  • Creme para prevenção de estrias pré e pós-parto, O Boticário
  • Creme anti-estrias, Luciara
  • Creme de auxílio na prevenção de estrias, Fisher-Price
  • Óleo para prevenção de estrias, Weleda
  • Óleo preventivo de estrias, O Boticário
  • Loção hidratante para gestantes para prevenção de estrias, Umiditá
  •  Creme hidratante anti-estrias potencializador da elasticidade, ISDIN,

Lembre-se: Consulte um médico sempre antes de utilizar qualquer um dos produtos!

Após a gravidez, é possível tratar as estrias com os tratamentos recomendados (LINK para tratamentos) e o médico avaliará quanto tempo após o parto poderá ser feito o tratamento.

https://www.researchgate.net/profile/Carolina_Marcon/publication/41623751_Striae_distensae_in_pregnancy_risk_factors_in_primiparous_women/links/55ae2a0708aee079921f1247.pdf

http://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/39/07_-_A_utilizaYYo_de_recursos_estYticos_durante_a_gravidez.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *