Saiba como usar o Bicarbonato na sua Rotina

Bicarbonato de sódio é uma substância alcalina muito usada para combater a acidez do estômago e combater azias. Também é muito utilizado para a limpeza da casa e para fazer desodorantes caseiros. Porém, o bicarbonato é muito útil para fins estéticos. Possui propriedades clareadoras, que beneficiam os dentes amarelados, axilas escurecidas e manchas no rosto.

Pote de vidro tombado com bicarbonato de sódio dentro e fora.

O bicarbonato é um composto natural classificado como sal. É considerado o coringa das soluções caseiras, por quebrar o galho na preparação de alimentos e na limpeza. Serve de fermento para pães e bolos, tratar aftas e limpar rejuntes. Também é usado na composição de shampoos, sabonetes e detergentes.

Limpeza do Rosto com Bicarbonato

O bicarbonato possui várias propriedades benéficas para a pele, portanto muito útil para o cuidado da pele em casa. O bicarbonato é um esfoliante natural, ajuda a remover de forma eficaz as impurezas e células mortas que vão se acumulando com o passar dos dias. As suas propriedades adstringentes ajudam a combater a acne, cravos e espinhas pequenas. O bicarbonato de sódio também serve como agente clareador, ajudando a remover manchas de acne, espinhas e olheiras.

Saiba como usar o bicarbonato na sua limpeza de pele!

Limpeza de Pele com Bicarbonato e Leite de Magnésio

Essa máscara além de deixar a pele mais limpa também trata as manchas do rosto. O leite de magnésio além de clarear manchas também controla a oleosidade da pele. O bicarbonato agirá nessa máscara como esfoliante, ajudando limpeza dos poros e na penetração do leite de magnésio, intensificando a hidratação.

Leite de magnésio ao lado de um pote com a mistura de leite de magnésio e bicarbonato de sódio.

Para fazer essa potente máscara de limpeza de pele será necessário:

  • Três colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • Duas colheres de sopa de leite de magnésio.

Misture esses dois ingredientes em uma vasilha até ficar homogêneo. Em seguida, com o rosto já limpo de maquiagem, aplique com movimentos suaves e espalhe pelo rosto todo. Após 10 minutos tire a máscara em água corrente e seque com toalha macia.

Essa mistura é muito útil na região das axilas, já que o bicarbonato tem propriedades inibidoras de odores e o leite de magnésio despigmenta a pele. Essa mistura usada como desodorante natural serve para a clarear as manchas nas axilas e proteger de odores. Se desejar, misture óleo essencial com aroma para deixar seu creme cheiroso.

Bicarbonato e Leite de Rosa

O leite de rosa é um cosmético tradicional indicado para limpar a pele. A sua composição ajuda a limpar, clarear, evitar espinhas, remove e controla a oleosidade, ajuda na hora de barbear e depois, remover a maquiagem. Enfim, os usos são diversos. Somado com o bicarbonato, o leite de rosa age como um potente creme de limpeza de pele.

Indicado para uso à noite, essa mistura é benéfica para limpar e clarear o rosto, a região das axilas e virilha. É recomendado na manhã seguinte lavar bem o rosto para tirar os resquícios do creme e passar creme hidratante, uma vez que o leite de rosas possui álcool na sua composição.

Para fazer essa mistura é necessário leite de rosas, bicarbonato de sódio. Você vai precisar de algodão para aplicar. Misture duas colheres de sopa de leite de rosas com uma colher de sopa de bicarbonato. Assim que estiver bem misturado, molhe o algodão e passe pelo rosto. Importante lembrar de que é recomendado usar à noite para um resultado satisfatório. Na manhã seguinte lave o rosto com o seu sabonete facial e use creme hidratante ou protetor solar em seguida. Você pode repetir esse processo todas as noites antes de dormir.

Bicarbonato e Limão

Para esta receita é necessário tomar muito cuidado, pois o limão em contato com o sol provoca manchas na pele. Isso acontece porque  o limão possui uma substância sensível à luz chamada Furocumarina, que é rapidamente absorvida pela pele. Com a exposição solar ela provoca reações parecidas com queimaduras.

Para fazer essa máscara será necessário duas colheres de sopa de bicarbonato e meio limão. Em uma vasilha coloque o bicarbonato e esprema o limão na hora. Se a sua pele for sensível, adicione uma colher de água à mistura. Misture até ficar uma pasta. Espalhe pelo rosto e deixe descansar por 3 minutos. Retire em água corrente com o auxílio do seu sabonete facial. O bicarbonato limpará as células mortas e em casos de espinhas, o limão agirá como cicatrizante. Essa máscara limpa profundamente a pele.

Limão siciliano cortado ao meio do lado de um pote com bicarbonato de sódio.

É recomendado fazer essa limpeza de pele para evitar o surgimento de manchas. Após usar essa máscara aplique o seu protetor solar, para evitar manchas na pele. Use essa máscara em intervalos de no mínimo uma semana, para que o limão não agrida a pele e provoque lesões.

 

Fontes:

http://www.halexistar.com.br/bicarbonato-sodio-bula/

http://tcconline.utp.br/media/tcc/2017/03/tratamentos-esteticos-dermatologicos/

http://buonavita.vteximg.com.br/arquivos/limpeza-profunda-pele/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *