Limpeza de Pele com Café – saiba como fazer

O café é a bebida não alcoólica mais consumida no Brasil. O grão possui propriedades que diminuem a sensação de cansaço e dão energia, diminuem o estresse e tem ação anti-inflamatória. O que quase ninguém sabe é que o café não serve apenas para fazer a bebida divina que desperta de manhã. Durante o processo de torra e moagem do café são formadas partículas que servem como esfoliantes para a pele. Essa ação esfoliante limpa a pele de gorduras acumuladas, cravos e espinhas, além de hidratar e rejuvenescer a pele.

Entenda a importância do Café para a Pele

Segundos estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o café e seus componentes ajudam na hidratação e proteção da pele, além de estimular a produção de colágeno e elastina da pele, o que gera maior elasticidade e resistência. O café na indústria de cosméticos é usado para cremes faciais, esfoliantes e cremes anti-celulite.

Mulher branca com esfoliante café nas mãos e rosto

O café é um ótimo ingrediente para os cuidados da pele. A cafeína presente no café diminui as olheiras. Sua ação antioxidante combate o envelhecimento precoce da pele, protegem contra os efeitos da poluição na pele e evita a flacidez da pele. Conheça algumas receitas simples e práticas de máscara esfoliante de café.

Limpeza de Pele Caseira para o Rosto com Café

Primeiro tire toda a maquiagem com demaquilante e lave bem o rosto. Para fazer esta máscara será necessário apenas a borra do café. É indicado para quem tem a pele mais sensível e para quem tem acne no rosto. Se você tiver problemas de acne é recomendado procurar um médico dermatologista.

Duas mãos segurando uma xícara com borra de café no fundo

Depois de tirar a maquiagem do rosto, lave o rosto com água quente. Sempre preste atenção à temperatura da água para não lesionar a pele. A água quente serve para abrir os poros e ter uma limpeza mais eficiente e uma maior absorção dos ativos hidratantes do café. Pegue a borra do café, de preferência borra fresca e espalhe pelo rosto fazendo movimentos circulares e delicados. Dê maior atenção para a região do nariz e do queixo, que é onde há um maior acúmulo de gordura. Retire a máscara com água morna e seque o rosto com uma toalha macia.

Limpeza de Pele com Pó de Café e Azeite

O azeite de oliva possui diversas propriedades cosméticas. Ele age como antirrugas, hidrata a pele ressecada, melhora a elasticidade e proporciona uma aparência revitalizada para a pele. Somado com as propriedades do café você vai conseguir um efeito antirrugas, uma pele macia e hidratada e com o cheirinho maravilhoso de café.

Esses dois ingredientes prometem diminuir as olheiras, clarear manchas de espinhas, limpar a pele de cravos e diminuir a oleosidade da pele. Para fazer esta máscara milagrosa será necessário uma colher de sopa de azeite de oliva e uma colher de chá de café. Misture até formar uma pasta. Espalhe pelo rosto cuidadosamente e deixe agir por 20 minutos. Retire lavando com água morna. Para finalizar passe no rosto um protetor solar facial. Essa máscara pode ser usada uma vez por semana.

Limpeza de Pele com Iogurte e Café

As propriedades antibacterianas do iogurte são extremamente benéficas no combate às espinhas. Também serve para melhorar o aspecto irritado das peles mais sensíveis, desinchar e hidratar. Combinado com o café o iogurte se torna um grande aliado nos cuidados para uma pele mais bonita e saudável. Confira como fazer limpeza de pele com iogurte e café:

  • Café moído, se não tiver, pode usar a borra;
  • Iogurte natural, daqueles sem sabor.

Coloque o iogurte em algum recipiente e adicione duas colheres de sopa de café moído. Se quiser uma maior ação esfoliante adicione mais café. Isso será conforme sua vontade. Após misturar aplique a máscara na pele previamente limpa em movimentos circulares e espalhe. Deixe agir por 10 minutos e lave o rosto com água morna. Seque com uma toalha macia.

Limpeza de Pele com Café, Leite e Mel

A máscara de café, leite e mel é benéfica para o combate à espinhas, limpa e clareia a pele. A cafeína presente na borra do café é importante para limpar e esfoliar a pele, assim como o mel e seu açúcar. Essa mistura clareia manchas na pele, como espinhas, vermelhidões e olheiras. O leite ilumina e hidrata a pele.

Saiba como fazer essa maravilhosa máscara facial:

  • 2 colheres de sopa de café moído;
  • 3 colheres de sopa de leite;
  • 1 colher de sopa de mel.

Misture tudo até ficar uma pasta homogênea. Aplique sobre o rosto limpo e espalhe com movimentos circulares. Deixe no rosto por 20 minutos. Por último, retire a pasta com água morna e seque com toalha macia.

Fontes:

http://www.esalq.usp.br/visaoagricola/sites/default/files/beneficios-cafe

http://buonavita.vteximg.com.br/arquivos/Gourmeterapia_Cafeterapia_Protocolo_de_cafeterapia_facial.pdf

https://www.vponline.com.br/portal/noticia/pdf/tratamento-de-pele.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *