Limpeza de Pele Caseira – saiba como fazer

Você já ouviu falar de limpeza de pele caseira? A limpeza de pele serve para remover as células mortas que entopem os poros faciais. Quando os poros entopem surgem espinhas, espinhas internas e cravos. A limpeza de pele é indicada para limpar e remover cravos abertos e fechados, remover gordura e deixar a pele com uma aparência mais limpa. Com frequência as pessoas acham que fazer a limpeza de pele é algo complexo e caro, porém há opções caseiras que são tão eficientes e até melhores do que procedimentos estéticos.

A limpeza de pele quando bem feita só traz benefícios. Serve para desintoxicar a pele, hidratar e diminuir a oleosidade, evitando o surgimento de mais cravos e espinhas. A limpeza de pele é indicada a cada quinze dias e pode ser feita no rosto e em outras regiões, como colo e nas costas.

Saiba como fazer limpeza de pele com ingredientes que você tem em casa!

Emoliente Caseiro para a Pele

Emolientes são substâncias que suavizam a pele, proporcionando flexibilidade e agindo como uma camada protetora. A pele fica com aspecto de hidratada e lisa. Substâncias emolientes são óleos vegetais, indicados para o tratamento de peles mais ressecadas. O emoliente serve para preparar a pele para a limpeza de pele, deixando a pele com os poros abertos e hidratada para o próximo passo.

Se você tiver medo de usar substâncias como óleo de coco no seu rosto você pode usar o chá de camomila. Prepare um chá morno com extrato de camomila e mergulhe pedaços de algodão no chá. Aplique as compressas no rosto e deixe descansando por cinco minutos. Esse procedimento vai preparar a pele para a limpeza de pele com os esfoliantes e cremes hidratantes.

Limpeza de Pele com Açúcar

O açúcar serve como esfoliante natural e age limpando os poros e limpando a gordura, deixando a pele hidratada e suave. A opção mais saudável, mesmo que seja só para limpar a pele e não para consumir, é o açúcar mascavo. É natural e menos agressivo para a pele. Lembrando que quem sofre de acne deve procurar um dermatologista antes de iniciar qualquer procedimento de limpeza de pele para não piorar o caso.

Para aplicar é necessário molhar o rosto com água quente. Cuide para não ser quente a ponto de queimar a pele. A água quente serve para dilatar os poros e facilitar a saída de resíduos que a pele absorve. Após molhar a pele, pegue o açúcar e faça movimentos circulares com o açúcar no rosto. Cuidado para não movimentar de forma agressiva, para não surgir manchas vermelhas após a limpeza de pele. O açúcar usado pode ser o mascavo e o cristal

Outra opção é misturar o açúcar com mel. Você vai precisar de duas colheres de sopa de mel e uma colher de açúcar. Aplique na pele com movimentos circulares e deixe por 5 minutos. Retire com água morna.

Vasilha com mistura de açúcar e mel

Limpeza de Pele com Café

O café é bom para suavizar marcas de acne e olheiras. Se usados de forma correta pode ser um grande aliado para os cuidados da pele. Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro comprovou que o café possui substâncias que hidratam, protegem e estimulam a síntese de colágeno na pele. O efeito é maior elasticidade e resistência da pele.  A borra do café fresco pode melhorar o aspecto da pele, ajudando a combater a oleosidade, cravos e espinhas.

Mulher branca com máscara fácil de café, ao lado uma vasilha com pó de café

Você costuma tomar café solúvel? Não tem problema. É possível fazer uma máscara esfoliante com café solúvel. É necessário duas colheres de sopa de café solúvel e uma colher de chá de água. Misture até fazer uma pastinha e aplique no rosto com movimentos circulares. Lave o rosto com água morna e seque. A pele ficará macia e com aspecto hidratado.

E se eu tiver Acne?

Acne é quando a região que nascem os pelos, chamados folículos pilosos, são entupidos por gorduras da pele e inflamam. É comum nas regiões do rosto e das costas. Para tratar é necessário consultar um dermatologista, que vai indicar o tratamento apropriado e quais substâncias não vão piorar a acne. É importante lavar o rosto com frequência com o sabonete apropriado, para evitar o acumulo de gorduras na região da acne e evitar a inflamação. É importante lavar as mãos antes de tocar na pele com acne, para prevenir mais gorduras e também usar o sabonete apropriado, para não piorar a inflamação.

Foto de um rosto com acne

É importante manter a pele hidratada, apesar da acne. Quando a pele resseca é mais difícil tratar a acne. Use cremes sem óleos e evite substâncias antissépticas para não ressecar a pele.

Para limpar a pele em casa faça essa receita, é simples e faz uma limpeza de pele sem agredir muito, além de deixar a pele hidratada e suave.

  • 1 colher de sopa de mel;
  • 3 colheres de sopa de aveia.

Faça uma pastinha e aplique sobre o rosto em movimentos circulares. Deixe agir por 20 minutos e retire com água morna. Seque com uma toalha macia com batidinhas, para evitar agredir a pele.

 

Fontes:

http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/epcc2011/ACNE

http://publicacoesacademicas.com/index.php/mostracientificafarmacia/article/view/1246

http://rpmgf.pt/ojs/index.php/rpmgf/article/view/9989

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *