Limpeza de Pele para Homens

A pele masculina é diferente da pele feminina. Devido a testosterona em grande quantidade, a pele masculina é cerca de 20% mais grossa do que a feminina, mais oleosa, até envelhece de forma diferente da pele da mulher. Contém mais colágeno e aspecto mais firme. Os homens possuem mais glândulas sebáceas – que são glândulas que produzem gordura para proteger a pele. Os poros da pele masculina também são maiores, o que significa que homens tem uma tendência maior a ter problemas com acne e espinhas.

Até mesmo o ato de se barbear modifica a pele masculina, cerca de 40% dos homens possuem problemas de pele causados pelo hábito de se barbear. A lâmina do barbeador afina a pele e causa estresse, eliminando a camada superior da pele e revelando a pele imatura e sensível. É necessário tomar cuidados básicos na hora de se barbear, como:

  • Usar lâmina afiada na hora de se barbear evita cortes;
  • Usar produtos lubrificados para evitar machucados;
  • Usar a lâmina sempre no sentido do crescimento dos pelos;
  • Usar loção pós-barba para diminuir a irritação da pele.

Homem negro fazendo a barba

Adicione à sua rotina cuidados básicos da pele e tenha uma pele mais cuidada e mais bonita.

Como Fazer?

Procure lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonete próprio para o rosto. Uma vez ao acordar de manhã e outra antes de dormir. Se possível, use sabonete masculino, ele é próprio para limpar a gordura presente no rosto do homem. Seja adepto da esfoliação. A esfoliação de pele serve para limpar a camada de células mortas do rosto e diminuir um pouco do brilho e oleosidade, além de desobstruir os poros e evitar a acne. Para não irritar a pele, não faça a esfoliação depois de se barbear.

Pelo menos uma vez por semana use o creme esfoliante. Se for o caso de se barbear no dia, faça a esfoliação antes e finalize com gel ou creme para se barbear. O creme servirá para proteger a pele de irritações e hidratar, além de ajudar no deslizar da lâmina. Adicione nos seus cuidados aquela famosa “máscara preta” que retira os cravos. Ela servirá para diminuir a gordura na região da testa e do nariz e remove os cravos.

Preço

A pele masculina tem propriedades diferentes da pele feminina. A limpeza de pele masculina é uma limpeza diferenciada, pois retira completamente os cravos e espinhas do rosto, colo, peito e costas. Devido a este procedimento de remoção completa, é necessário o uso de um creme anestésico para aliviar o desconforto na hora da extração.

A limpeza de pele masculina é feita nos mesmos moldes do procedimento feito em mulheres. É feito uma higienização da pele, seguido de vaporização para abrir os poros junto com um creme emoliente, para facilitar a extração de cravos e espinhas. Após a extração geralmente é usado um aparelho para ajudar na cicatrização e para finalizar é realizada uma massagem seguida da aplicação do protetor solar.

Este procedimento varia de preço conforme o local escolhido. A média é de R$ 130,00 a R$ 170,00.

Antes e Depois

Foto antes e depois de um garoto branco após procedimento de limpeza de pele

É possível observar resultados na pele logo após a limpeza de pele. A pele não aparenta oleosidade, a região da testa e do nariz está livre de cravos e os poros estão menos dilatados. O procedimento de limpeza de pele profissional pode ser feito com intervalos de até um mês, ou você pode optar por fazer a limpeza de pele em casa, aproximadamente uma vez por semana. Confira abaixo como fazer a limpeza de pele masculina caseira.

Passo a Passo Caseiro

Para fazer este procedimento em casa será necessário sabonete facial, mel, açúcar.

  1. Limpe a pele com o seu sabonete facial. Enxague em água corrente e seque;
  2. Umedeça a pele com água quente, para abrir os poros e facilitar a limpeza;
  3. Misture em um recipiente apropriado uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de açúcar cristal;
  4. Espalhe pelo rosto a mistura, sempre fazendo movimentos circulares;
  5. Lave o rosto em água corrente e seque com uma toalha macia;
  6. Para fazer a extração de cravos em casa será necessário luvas e gaze. Antes disso, umedeça o rosto novamente com água quente. Use um algodão para facilitar;
  7. Em seguida, vista as luvas e enrole a gaze na ponta dos dedos indicadores e comece a tirar os cravos;
  8. Após este processo, lave o rosto com água fria para fechar os poros e use um creme hidratante;
  9. Finalize com protetor solar.

Se você tiver barba, siga os passos acima na região onde não tem pelos. Para limpar a região da barba você precisará de uma escova de dentes, não precisa ser nova, sabonete antibactericida líquido e água. Molhe a escova de dentes na água e coloque um pouco de sabonete antibactericida nas cerdas. Escove suavemente a região da barba e bigode. Enxague em água corrente.

Fontes:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9139/efeito-dos-hormonios-na-pele.pdf

http://siaibib01.univali.br/pdf/estetica-masculina-segmento.pdf

http://sni.org.br/fraternidade/download/2016/meio-ambiente/produtos-ecologicos/manual-de-cosmetica-natural-.pdf

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *