Passo a Passo Limpeza de Pele

A  limpeza de pele é um procedimento essencial para quem quer melhorar o aspecto da pele. Com ela, podemos controlar a oleosidade, diminuir espinhas e cravos, prevenir a acne e diminuir as olheiras. Há diversas formas de fazer limpeza de pele e também há vários procedimentos. É possível fazer limpeza de pele em clínicas estéticas e em casa, basta saber o passo a passo!

A limpeza de pele retira as células mortas na camada superficial da pele, retira impurezas e limpa os poros, além de facilitar a hidratação. Mantém a pele saudável e previne acúmulo de gordura e sujeiras, que acumulam ao longo do dia. Quando bem feita, a limpeza ajuda a manter o equilíbrio da pele, seja ela seca, normal, mista ou oleosa.

Mulher branca deitada fazendo limpeza de pele passo a passo

Como Fazer?

Para fazer a limpeza de pele é necessário seguir etapas, para que a limpeza seja eficiente e bem sucedida. As etapas vão desde a limpeza inicial com demaquilante, para limpar a pele de resíduos de maquiagem acumulados, até a finalização com protetor solar. Durante o processo será feito a limpeza, esfoliação, extração de cravos e a finalização com hidratante e protetor solar.

Como funcionam as etapas?

  • A primeira etapa, chamada de assepsia, funciona para limpar a pele de gorduras, maquiagem e até mesmo da poluição que impregna na pele. Essa etapa é necessária para iniciar o processo de limpeza profunda.
  • A etapa seguinte é a esfoliação. A esfoliação tem o papel de afinar a pele para a remoção de cravos e gorduras nas camadas mais profundas da pele.
  • A extração ocorre logo em seguida à esfoliação. Serão extraídos cravos e acnes não inflamadas. É a parte mais longa do processo de limpeza de pele, podendo durar até 30 minutos. Primeiramente a pele é submetida ao vapor para os poros dilatarem e em seguida é realizada a extração.
  • Massagem pode ou não acontecer, depende de como será feita a limpeza de pele. Será aplicada uma loção calmante para evitar a irritação da pele, consequência da etapa de extração de cravos.
  • Antes da finalização será aplicada na pele uma máscara hidratante. A máscara pode variar conforme o tipo de pele e a reação que ela apresentou durante o processo.
  • Por último será aplicado um filtro solar. Essa parte é importante, pois os poros dilatados são mais sensíveis aos raios solares e o protetor solar agirá para evitar manchas na pele.

Peeling de Diamante

O peeling de diamante é uma esfoliação profunda da pele. Esse procedimento estimula a produção de colágeno e elastina, retirando o excesso de células mortas na camada superficial do rosto. É eficiente para combater as rugas, retirar as manchas, tratar cicatrizes, tratar estrias, diminuir a oleosidade da pele e desobstruir os poros. Mesmo sendo indicado para o rosto, o peeling de diamante pode ser feito em outras regiões do corpo, como costas, pescoço, braços e colo.

Mulher branca fazendo peeling de diamante no rosto.

O peeling de diamante é feito a partir da esfoliação com auxílio de equipamento específico e pode ser feito em qualquer época do ano. É recomendado o uso contínuo do protetor solar após as sessões de peeling de diamante. O peeling de diamante não é recomendado para quem tem a pele sensível e para quem tem ou teve acne. O peeling de diamante custa em média R$200,00 e deve ser feito com um intervalo de 15 a 30 dias.

Limpeza de Pele Caseira – passo a passo

Você precisará dos seguintes ingredientes: mel e açúcar. Dê preferência pelo açúcar cristal, procure sempre evitar o açúcar refinado, o seu processo químico pode prejudicar a pele.

  • Limpe a pele com demaquilante para remover os resíduos de poluição e maquiagem;
  • Lave o rosto com água corrente e em seguida lave o rosto novamente com água quente, tome o cuidado para não queimar o rosto e provocar lesões. A água quente abrirá os poros e ajudará na limpeza com o esfoliante;
  • Aplique a mistura de mel e açúcar no rosto em movimentos circulares e delicados;
  • Retire em água corrente a mistura do rosto;
  • Seque com uma toalha macia;
  • Finalize com protetor solar.

Limpeza de Pele Negra Passo a Passo

É importante manter a pele bem cuidada. A pele negra, apesar da grande produção de melanina, também pode ficar com manchas e acabar deixando o rosto sem uma cor uniforme. Para fazer esta limpeza de pele será necessário café, óleo de coco, argila branca e água. Confira o passo a passo abaixo para fazer a sua limpeza de pele:

Mulher negra espalhando creme esfoliante no rosto.

  • É necessário remover toda a maquiagem antes de começar a limpeza de pele. Use um demaquilante para essa etapa;
  • Enxague a pele com água corrente para retirar o demaquilante e seque com uma toalha umedecida;
  • Umedeça a pele com água quente/morna. Cuidado para não queimar a pele. A água quente servirá para dilatar os poros;
  • Misture pó de café, preferencialmente moagem grossa, com óleo de coco. Uma colher de sopa de cada. Após misturar, use essa máscara para esfoliar a pele, sempre em movimentos circulares;
  • Enxague o rosto com água corrente e seque delicadamente;
  • Em um recipiente apropriado, misture uma colher de chá de argila e uma colher de chá de água;
  • Espalhe no rosto delicadamente e deixe no rosto por meia hora;
  • Tire a argila do rosto em água corrente e seque delicadamente com toalha macia;
  • Finalize com protetor solar.

Fontes:

http://www.scielo.br/pdf/abd/v83n1/a02.pdf

http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/saude_foco/artigos/peeling-cristal-diamante

http://www.cursosonlinesp.com.br/product_downloads/b/limpeza_de_pele__19904.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *