Principais Óleos Vegetais para cuidados com a Pele

Os óleos vegetais são gorduras das plantas, extraídos principalmente por prensagem a fio e maceração, para que não percam seus nutrientes para o uso estético. Eles são de grande ajuda para um tratamento natural, e suas propriedades possuem vitaminas, ácidos graxos e proteínas que hidratam e deixam a pele macia e saudável.

Embora outras partes da planta, como galhos, folhas e raízes, também possam ser utilizadas na extração de óleos vegetais, a obtenção ocorre principalmente através das sementes.

Benefícios

óleos para pele: vegetal

Os óleos vegetais possuem uma alta concentração de ácido oleico e hidrocarbonetose, capazes de penetrar na pele mais eficientemente, o que permite uma absorção e resultados melhores no tratamento para a pele. Dependendo do óleo, é possível também eliminar a oleosidade do rosto.

Além de hidratar e deixar a pele mais firme, restaurando o brilho e a maciez, esses óleos naturais ajudam também no controle de acne e na redução de rugas. Por serem produtos naturais, raramente causam algum problema para o usuário. No entanto, é importante que se consulte um dermatologista antes de usar qualquer óleo, pois a pessoa pode ter alguma alergia à planta.

Tipos de pele

Outra questão muito importante antes de utilizar óleos naturais, é reconhecer o seu tipo de pele e quais nutrientes podem ajudar na hidratação dela. Quando utilizado em peles impróprias, o produto pode causar uma piora na acne ou oleosidade, por exemplo.

Pele Oleosa

mulher com pele oleosa

A oleosidade na pele é o resultado da alta produção de sebo, que pode causar brilho excessivo, poros dilatados e acne. Esse tipo de pele requer uma higienização para controlar a oleosidade, pois as impurezas deixadas pela maquiagem, por exemplo, são mais propensas a entupir os poros, causando cravos e espinhos.

Características 

  • Poros dilatados e aparentes, principalmente na região T (testa, nariz e queixo);
  • Toque gorduroso;
  • Brilho extremo;
  • Presença de cravos e espinhas;
  • Textura grossa.

Pele Seca

mulher com pele seca

O tempo “Pele seca” é usado para identificar peles que não conseguem absorver a quantidade necessária de água. Suas causas estão geralmente relacionadas à produção reduzida de lipídios na pele. A falta de sebo resulta na pele seca, que não possui lipídios capazes de reter a umidade.

Características

  • Aspecto áspero;
  • Possibilidade de coceira;
  • Presença de descamação ou áreas escamosas;
  • Sensação de rigidez.

Pele Mista

mulher com pele mista

A pele mista é caracterizada por diferentes tipos de pele no rosto. Assim como a pele oleosa, as áreas da pele mista que possuem oleosidade são causadas pela produção excessiva de sebo. As áreas secas correspondem ao déficit de lipídios e a falta de sebo.

Características

  • Oleosidade na zona T;
  • Ressecamento nas outras regiões do rosto;
  • Aspecto de brilho na testa;
  • Presença de cravos e espinhas.

Pele Normal

pele normal

A pele normal é aquela que possui o funcionamento correto da epiderme, apresentando um toque macio e uma estrutura mais firme e maleável. Por ser uma pele equilibrada, seus cuidados são necessários apenas para garantir que continue hidratada e saudável.

Características 

  • Aspecto mate;
  • Sem poros aparentes;
  • Sem brilho excessivo, pois a produção de sebo é equilibrada;
  • Coloração clara ou rosada.

Principais Óleos Vegetais para tratar a Pele

Como dito anteriormente, é preciso primeiro identificar o seu tipo de pele, para depois escolher o melhor óleo que irá oferecer os nutrientes necessários para o seu tratamento. As opções de óleos vegetais são muitas, mas apenas alguns são indicados para cada tipo de pele.

Óleo de Jojoba – Esse óleo é extraído da jojoba, uma planta originária da América do Norte. Sua composição possui 96% de ceramida, ácido mirístico e vitaminas A, B1, B2 e E, que são extremamente benéficos tanto para a pele quanto para os cabelos, eliminando a oleosidade. Além de combater a acne, o óleo de jojoba hidrata e possui antioxidantes que ajudam na regeneração da pele.

Óleo de Rosa Mosqueta – Indicado para todos os tipos de pele, mas principalmente para a oleosa, o óleo extraído das pétalas da rosa mosqueta possui antioxidantes importantes para retardar o envelhecimento precoce. Além de ajudar no controle de sebo, ele também hidrata e ajuda na cicatrização da pele. Sua composição conta com a vitamina E e os ômegas 3 e 6.

Óleo de Borragem – Rico em ômega 3, o óleo de borragem é um grande aliado para a saúde da pele, evitando o envelhecimento precoce, acne, inflamações e coceiras. Além de ajudar na hidratação da pele, acabando com o ressecamento, o óleo de borragem é rico em ômega 6, fazendo com que a sua ação combata irritações em peles sensíveis.

Óleo de Abacate – A composição do óleo de abacate possui vitaminas A e E, e ômega 6 e 9, e tem grande ação antioxidante. Além de hidratar profundamente a pele, esse óleo ajuda na prevenção de estrias e rugas. É considerado um dos óleos mais benéficos do mercado. É indicado principalmente para peles secas.

Óleo de Girassol – Sua composição contribui para a manutenção das funções orgânicas da pele. Além de conter ômegas 9 e 6, o óleo de girassol melhora a elasticidade da pele através de fitoesteróis, que são uma forma de colesterol encontrado em vegetais e eficaz na ação antioxidante. É indicado para peles normais ou mistas.

Óleo de Argan – Esse óleo é extremamente eficaz no tratamento de pele e cabelos. Além de proteger o rosto de radicais livres, ele possui uma ação antioxidante que estimula a regeneração celular. É facilmente absorvido por conter esqualeno, um componente da pele humana. Também é indicado para peles normais ou mistas.

 

Fontes: 

http://tcconline.utp.br/media/tcc/2017/06/O-USO-DO-OLEO-DE-ROSA.pdf

http://www.latamjpharm.org/trabajos/24/1/LAJOP_24_1_2_3_BQ7V7513A0.pdf

http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca/pdfs/Fitoterapia/fi-0449.pdf

https://repositorio.ucb.br/jspui/bitstream/123456789/8917/1/AnaLu%C3%ADzadeAzevedodeSouzaTCCGradua%C3%A7%C3%A3o2014.pdf

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *