Tipos de Pele e como Tratá-las

Na hora de cuidar da pele, é importante saber de qual dos tipos de pele é a sua. Existem muitos produtos no mercado para cada uma delas, que podem trazer prejuízos se usados de forma errada. Descubra aqui quais são as características das peles oleosas, secas e mistas, e qual a melhor forma de cuidar de cada uma delas.

Pele Oleosa

pele oleosa

A pele oleosa tem alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas. É uma característica bastante comum durante a adolescência, devido às alterações hormonais, que estimulam a produção de oleosidade e dos tipos de pele é a que mais facilita o aparecimento de espinhas.

As principais características da pele oleosa são:

  • Brilho intenso;
  • Sensação pegajosa;
  • Tendência à acne, espinhas e cravos;
  • Poros dilatados e irregulares.

Normalmente, a pele oleosa pode ser causada por fatores como lavar o rosto muitas vezes ao dia, utilizar produtos contraindicados para esse tipo de pele, limpá-la com as mãos sujas, usar água quente para lavar o rosto, falta de hidratação, poluição, consumo de alimentos gordurosos, exposição solar excessiva e sem proteção.

Pele Seca

pele seca

Na pele seca, também existe um desequilíbrio no nível das glândulas sebáceas. Nesse caso, elas não produzem a quantidade ideal de oleosidade para lubrificar a região. Pode ser causada por fatores como a genética, o clima e as alterações. A pele seca é, geralmente, reativa, podendo afetar várias partes do corpo e do rosto.

Suas características são:

  • Aparência sem luminosidade ou viço;
  • Aspecto esbranquiçado;
  • Textura escamosa;
  • Manchas vermelhas;
  • Rachaduras e feridas.

Além dessas características, pessoas com pele seca também podem perceber alguns sintomas, como coceira, sensação de repuxamento, ardor e sensibilidade. As maiores causas desse ressecamento normalmente estão ligadas ao clima frio e com vento, à exposição ao sol, ao uso contante de água muito quente no banho, à ingestão insuficiente de água, ao atrito constante com roupas e sapatos, à tratamentos estéticos, medicamentos ou ao contato frequente com produtos químicos, como os de limpeza.

Tipos de pele: Pele Mista

pele mista

A pele mista tem duas características: é oleosa na zona T (testa, nariz e queixo), enquanto todo o restante é seco. Nesse caso, é preciso hidratar e controlar a oleosidade de forma equilibrada, sem extremos.

A produção de sebo nesse tipo acontece somente na testa, no nariz e no queixo. Dessa forma, a hidratação e a ação secante devem ser parceiras. Mas cuidado: evite a adstringência em excesso, as soluções alcoólicas e os produtos muito cremosos.

Leia também: cremes para estrias.

A rotina de cuidados deve combinar foto proteção, ação antioxidante e hidratação leve. O tratamento deve ser ajustado de acordo com o ambiente, a faixa etária e a cor da pele da pessoa.

Cuidados com cada tipo

cuidados com a pele

Para a Pele Oleosa:

Alguns ingredientes são muito benéficos para a pele oleosa. Ao procurar por produtos para esse tipo, considere os que possuem:

  1. Ácido salicílico: é um agente químico que induz a renovação celular, regula a oleosidade da pele e tem ação anti-inflamatória. Ele permeia nos poros, removendo a camada queratinizada;
  2. LHA: é derivado do ácido salicílico, com ação queratolítica que regula a oleosidade da pele e tem ação anti-inflamatória. É suave e pode ser utilizado em qualquer pele;
  3. Nicotinamida: é uma vitamina essencial do complexo B, capaz de melhorar a textura da pele. Tem ação anti-inflamatória e evita o surgimento de cravos e espinhas;
  4. Zinco: é responsável por diminuir a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Ajuda também a regular o excesso de brilho e impede a formação de cravos e espinhas.

Os produtos que devem estar na sua listinha para o tratamento da pele oleosa são: gel de limpeza, hidratante específico para a pele oleosa, solução micelar, spray com zinco, tratamento anti-acne e protetor solar com toque seco.

Um exemplo para a rotina de cuidados com a pele oleosa pode ser o seguinte:

Pela manhã: lave o rosto com um sabonete ou gel de limpeza para pele oleosa. Aplique um antioxidante, como a vitamina C. Use protetor solar oil free ou com toque seco.

Pela tarde: reaplique o filtro solar. Use um spray anti-oleosidade para controlar o excesso de brilho.

À noite: retire a maquiagem e outras impurezas com uma solução micelar. Lave o rosto para evitar oleosidade durante o sono. Aplique um hidratante facial específico, para repor os nutrientes e preservar as fibras de colágeno.

Para a Pele Seca:

Nesse caso, deve-se term uma hidratação adequada e constante. Para que isso aconteça, é preciso promover o equilíbrio do micro bioma e fortalecer a barreira de proteção da pele, com hidratantes potentes e água termal.

Os hidratantes para o rosto mais indicados são os cremes facial prebióticos, enriquecidos com ceramidas e vitamina B3. Para a pele do corpo, aposte em loções com ureia ou manteiga de karité.

Procure por produtos com manteiga de karité, ácido hialurônico, ceramidas, glicerina, água termal, pantenol, nicotinamida, vitamina E e vitamina B3.

Para cuidar da pele seca no dia a dia, siga o passo a passo:

  1. Limpe o rosto com uma solução micelar;
  2. Lave o rosto com um creme de limpeza leve;
  3. Enxugue a pele suavemente com uma toalha, mas sem esfregar;
  4. Aplique um hidratante de rápida absorção;
  5. Finalize com protetor solar;
  6. Ao longo do dia, borrife água termal no rosto.

Para a Pele Mista:

Os cuidados devem compreender várias funções em um tratamento. No entanto, é importante adaptá-los de acordo com a idade. Veja como:

  • Dos 20 aos 30 anos, o protetor solar é indispensável. De noite, são recomendados antioxidantes como a vitamina C;
  • Dos 30 até os 40 anos, deve-se somar um ácido que estimule a regeneração da pele, como o retinoico;
  • Aos 40 anos, é importante aumentar o efeito lifting com peptídeos, que ajudam a aumentar a produção de colágeno e ainda hidratam a pele;
  • A partir dos 50, é preciso devolver à pele o poder de retenção de água, com produtos específicos para este fim.

Fontes:

https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=kwlRPFqtZDoC&oi=fnd&pg=PT23&dq=dermatologia&ots=NARqjvTvuo&sig=6IXWZzNxkP3RA-oVC1s2scUkkA0

http://www.scielo.br/pdf/abd/v85n1/v85n1a09

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *